DESTAQUE EM CONGONHAS

Governo implantou o Programa Integra, pensando Congonhas em 2035 em parceria com a ONU e a FDC.

19 de dezembro de 2024

O Governo de Congonhas implantou o Programa de Planejamento Integrado do Município (Integra). A iniciativa, inédita em Minas Gerais, engloba a revisão e a elaboração dos planos Diretor, de Mobilidade e de Desenvolvimento Sustentável com objetivo de garantir um crescimento organizado e sustentável, menos dependente da mineração e com respeito aos moradores e ao patrimônio histórico e cultural da cidade nos próximos 10 anos.

O Programa Integra está sendo desenvolvido em parceria com a ONU-Habitat que é uma agência especializada em urbanização sustentável e que será responsável pela revisão do Plano Diretor e pela elaboração do Plano de Mobilidade. E também com o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC) que fornecerá apoio técnico na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável na busca pela diversificação econômica, a inclusão social, a potencialização do turismo, da cultura e do patrimônio histórico e a proteção ambiental de forma integrada e equilibrada de modo a atrair novos e diferentes investimentos.

Consultas públicas, oficinas e espaços de participação popular estão promovendo diálogo e entendimento coletivo sobre o que os habitantes de Congonhas desejam para a cidade de modo que os Planos possam ser ajustados às necessidades da população e realidade do município.

Com o Programa Integra, a Gestão Municipal 2021-2024 prevê aumentar a eficiência na aplicação dos recursos públicos, dar mais acesso e permitir melhor uso dos serviços públicos à sociedade e melhorar a distribuição de renda e ampliação da autonomia do cidadão.

Foto/Reportagem: Reinaldo Silva