Mais de dez escolas municipais receberam atividades do PROERD

Alunos da educação infantil da rede municipal de ensino concluíram as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Polícia Militar. As atividades para essa faixa etária promovem orientações de segurança pessoal. A entrega dos certificados, realizada nessas quarta e quinta-feira (10 e 11), reuniu estudantes, familiares e profissionais da área.

Na noite dessa quarta-feira, estudantes das escolas Engenheiro Oscar Weinschenck, Augusto Silva, José Cardoso Osório e Dona Maria Oliveira Castanheira e da Creche Maria da Anunciação dos Anjos receberam os diplomas. A cerimônia contou com a presença do prefeito Zelinho, da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Resende, do Cabo Tarcísio, do Tenente Alan e do assessor especial de Políticas Antidrogas, Dalton Barbosa. Quem também apareceu foi o mascote do programa, o Leão Daren. Pela manhã, a solenidade foi realizada nas escolas Amynthas Jacques de Moraes, João Narciso e Sr. Odorico Martinho da Silva.

Já nesta quinta-feira, 11, foi a vez dos alunos das instituições de ensino Dr. Antônio da Silva, Victorino Ribeiro, N. Sra. da Ajuda e Creche Maria Íris Coelho de Souza Ferreira.

O prefeito Zelinho destacou a parceria entre a Polícia Militar e o município, principalmente no que se refere à educação: “Agradecemos, em nome do município, o trabalho que a Polícia Militar vem desempenhando aqui em Congonhas, fazendo a prevenção, ensinando as crianças sobre os perigos das drogas, do álcool. Ficamos muito felizes com essa parceria”.

Esse trabalho também foi ressaltado pela secretária de Educação, Maria Aparecida Resende. “A PM trabalhando junto com a Educação não tem coisa melhor. A Polícia é amiga da educação”, concluiu.

O Cabo Tarcísio explicou como funciona o PROERD para alunos da educação infantil. “Falamos, principalmente, sobre medidas de autoproteção e de como ter uma vida saudável. Falamos muito sobre como agir em algumas situações, como buscar ajuda, quem são os adultos que eles podem confiar para pedir ajuda, proteção e orientação, quais coisas são saudáveis e eles podem tocar, cheirar. No trânsito, falamos sobre como eles vão se portar como pedestres e passageiros”, pontuou.

O que é o PROERD?

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família, que busca preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, são abordadas estratégias adequadas para que os jovens se tornem bons cidadãos.

As lições do PROERD para a educação infantil têm por objetivo ensinar orientações de segurança pessoal. Os alunos aprendem como evitar situações arriscadas e a manter-se seguros como pedestres, passageiros, ciclistas, ou principalmente de como se divertirem de forma segura, além de ensinar os procedimentos a adotar em situações de emergência ou  quando ocorrem eventos inesperados. Recebem as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.