Máscaras de proteção são distribuídas em todos os bairros

Para proteger os congonhenses e conter a proliferação do coronavírus em Congonhas, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido diversas ações. Entre elas, está a distribuição de máscaras de proteção em todos os bairros da cidade. O trabalho já era feito na região central. O uso do equipamento é obrigatório no município.

As agentes comunitárias de todas as Unidades Básicas de Saúde entregam o item nas casas dos moradores e nas ruas. Além disso, orientam sobre outros cuidados a serem tomados, como higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e distanciamento físico de, no mínimo, 1,5 m.

Na região central, as profissionais também ajudam a organizar as filas. No Terminal Rodoviário, aferem a temperatura dos passageiros. Esse mesmo trabalho é realizado na Feira do Produtor Rural, que funciona às sextas e aos sábados.

Enfrentamento ao coronavírus

Além do incentivo constante ao isolamento domiciliar e distanciamento social, uma das primeiras medidas de prevenção e mitigação que a Secretaria de Saúde adotou foi a criação do serviço de call center para atender e orientar pacientes que estão com sintomas relacionados à Covid-19.

Antes de procurar os serviços de saúde de Congonhas, a população deve ligar para os números 3732-1919 ou 3732-1948. O atendimento acontece todos os dias, das 7h às 20h.

Equipes formadas por agentes da Vigilância Sanitária, fiscais de Obras e Posturas e guardas municipais fiscalizam o comércio, orientando os comerciantes sobre as normas que devem ser cumpridas para o funcionamento, conforme os Decretos Municipais.

Três vezes por semana, a Secretaria de Obras realiza limpeza de ruas, abrigos de ônibus e outros espaços públicos.