Minas Gerais estabelece critérios para realização de testes de detecção da Covid

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 24 de janeiro de 2022

A Secretária Municipal de Saúde de Congonhas comunica a população que Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, encaminhou Nota Técnica orientando sobre critérios de priorização de testagem para Covid-19. A partir desta segunda-feira (24/01), só serão testados com “Teste Rápido” nas unidades de saúde, pessoas que tenham mais de um sintoma sugestivo de Covid-19 e que pertença ao grupo listado abaixo:

*Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG que exija hospitalização por sintomas respiratórios;

*Trabalhadores da Saúde, de Instituições de Longa Permanência, Segurança Pública e Educação;

*Gestantes e Puérperas (até 45 dias após o parto);

*Indivíduos com condições clínicas de risco de morte;

* População ou grupo de social de alta vulnerabilidade;

*Pessoas não vacinadas ou com apenas 1 dose da vacina contra Covid-19.

Serão ainda testados com Teste de RT-PCR os indivíduos na seguinte situação:

*Casos com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, Síndrome Gripal em profissionais da Saúde que tenha testado negativo no Teste Rápido Antígeno;

*Amostragem de no máximo 3 exames de pessoas participantes de suspeita de surto;

*Óbitos suspeitos de Covid-19;

* Casos suspeitos de reinfecção;

*Amostragem de unidade sentinela de pacientes com Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave;

*Casos de suspeita de efeito adverso pós vacinação;

*Gestantes assintomáticas entre a 37° e 38° semana de gestação;

*Usuário assintomáticos paciente/doador de transplantes;

*Casos suspeitos sintomáticos proveniente de fronteiras, países e áreas com circulação de variantes nos últimos 14 dias.

Lembrando que os pacientes que apresentam sintomas e tenham resultado de Teste Rápido negativo, não deve ser descartado o diagnóstico da doença, por isso, mesmo assim, o isolamento deve ser mantido conforme orientação da equipe de Saúde.

Indivíduos assintomáticos que necessitarem de teste para hospitalização e para realização de cirurgias eletivas, a coleta deve ser realizada na instituição no momento da admissão.

Os testes Rápidos e RT-PCR do SUS não devem ser utilizados para antecipar a saída de isolamento nem para acessar locais público.

ASMS informa ainda que esta não é uma decisão Municipal e sim Estadual consequente de um desabastecimento de insumos para confecção de testes de detecção da doença e que a medida é para assegurar o abastecimento destes exames para vigilância e atenção médica.

Também não existe possibilidade no momento do Município adquirir estes testes por não ter disponível no mercado.

A Secretária Municipal de Saúde reforça ainda que a melhor forma de conter a circulação do vírus é cumprindo o isolamento de pacientes com suspeita ou positivo para Covid-19. Ressaltamos ainda sobre a utilização correta da máscara facial, higienização das mãos, evitar aglomeração e esquema vacinal completo.

Por Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Foto: https://www.saude.mg.gov.br – Crédito: Fábio Marchetto