MiniEma aborda temas do cotidiano escolar

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 28 de outubro de 2022

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Educação, realiza em todas as escolas o Programa de Educação em Sexualidade e Cidadania (PESC) que tem como objetivo informar e formar cidadãos críticos para que compreendam a importância do autocuidado e cuidado com os outros. O PESC  trabalha com temas relacionados a prevenção da gravidez na adolescência, bullying, métodos contraceptivos, saúde e diversos outros assuntos que permeiam o cotidiano escolar.  As ações são desenvolvidas por meio de um cronograma anual e é realizado com todos os alunos, do sexto ao nono ano.

Inserida nas atividades do PESC, acontece o Mini Encontro Municipal dos Adolescentes (MiniEma). Nesta quinta-feira, 27, professores da Escola Municipal Fortunata Junqueira de Freitas abordaram temas relevantes e necessários que permeiam a rotina dos adolescentes.

No período da manhã foram apresentados temas direcionados aos alunos de cada faixa etária. Nas primeiras horas do dia, os alunos tiveram a oportunidade de se reunirem em salas temáticas com tópicos como Outubro Rosa, prevenção às drogas e a gravidez na adolescência. Logo após uma das turmas do nono ano apresentaram o teatro “Mulher na sociedade”. Para finalizar a manhã, os estudantes participaram do cinema comentado com o filme “Modo Avião” que trata sobre as redes sociais. Também estavam inseridas na programação as oficinas de bullying e preconceito.

Já na parte da tarde, os alunos também participaram de inúmeras atividades como o cinema comentado, rodas de conversas com professores, enfermeira e assistente social e visitas guiadas. Salas temáticas com informações sobre a prevenção ao câncer de mama, às drogas, rodas literárias e atividades lúdicas preencheram a programação do MiniEma na Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira

Para as professoras referências do PESC, Marli e Cida, as ações do MiniEma são de extrema relevância para que os alunos tenham informações corretas sobre os temas que permeiam o cotidiano de cada faixa etária. Elas reforçaram que o trabalho é feito com zelo para que todas as dúvidas sejam sanadas.

A pedagoga Iolanda Luciene reforçou a integração e o engajamento dos alunos com os temas e reforçou que o MiniEncontro permite que os estudantes possam ter um conhecimento mais amplo sobre cada assunto.

Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Fotos: Raphael Dias