Novembro Azul: Prefeitura reforça a importância dos cuidados e prevenção do câncer de próstata

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 22 de novembro de 2023

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens. A Prefeitura de Congonhas reforça a importância dos cuidados e prevenção da doença. A única forma de garantir a cura do câncer é o diagnóstico precoce que é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde do município. A recomendação é de que o exame de próstata seja realizado, todos os anos, por homens a partir dos 50 anos de idade.

Como se proteger do câncer de próstata?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para se proteger contra a doença recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, é importante diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.

Por Letícia Tomaino / Arte: Hayslla Santana (estagiária de Comunicação)