O que você precisa saber sobre a campanha de vacinação contra a gripe

Informação oficial da Prefeitura de Congonhas

A Secretaria Municipal de Saúde informa que Congonhas receberá um novo lote de vacinas contra a gripe, que será disponibilizado às unidades básicas de saúde nesta sexta-feira, 27. Na primeira etapa, o Ministério da Saúde enviou ao Município apenas 32% do quantitativo, que já se esgotou. A previsão é de que os lotes restantes sejam entregues em 12 vezes.

Os idosos devem continuar sendo vacinados em suas casas, sendo que aqueles que estão acamados, são imunossuprimidos ou tomam medicamentos têm prioridade. As equipes fazem o levantamento conforme os cadastros de cada UBS. Qualquer alteração no protocolo de vacinação será informada nos veículos oficiais da Prefeitura.

É importante lembrar que, ao contrário do que tem sido divulgado, a vacinação não ocorrerá seguindo ordem alfabética. Ela seguirá os critérios mencionados acima.

A vacina não apresenta eficácia contra o coronavírus, ela garante proteção apenas do H1N1, H3N2 e Influenza B. Segundo o Ministério da Saúde, essa é uma forma de auxiliar os profissionais a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico da doença.

A recomendação é de que os idosos permaneçam em suas casas. A infecção por coronavírus se manifesta mais gravemente na população acima de 60 anos e/ou que tem problemas crônicos, como diabetes e hipertensão.