Oficina “intervenção urbana”, da Acart, traz novo colorido na volta às aulas

Por Secom - 8 de outubro de 2021

O Projeto Arte na Escola, parceria da Associação Congonhense de Artes – Acart com a Secretaria Municipal de Educação de Congonhas – Semed, por meio da direção das escolas, deu início ao processo de revitalização de pinturas antigas, colocando cor e alegria nas paredes das unidades escolares.

A oficina de intervenção urbana, do professor Cieel, busca recuperar áreas vandalizadas através da técnica do Grafiti. Nessas aulas, o aluno entende a diferença entre pichação e Grafiti, além de garantir a ele oportunidade de se expressar de forma adequada, utilizando-se dessa técnica.

Dentro da oficina, por vezes, as pinturas também podem ser aproveitadas para fins pedagógicos, como por exemplo, na “Girafa da altura” e no “Trenzinho do abecedário”, como na Creche Maria Anunciação dos Anjos, no bairro Alvorada.

A proposta da ACART é que a oficina se estenda para as demais escolas do município e que seja aproveitada nas aulas de artes dos alunos, cujos pais e/ou responsáveis optaram pelo retorno.

Com a retomada das aulas presenciais, a oficina de intervenção urbana ganha espaço cativo nas paredes das escolas ao revitalizar pinturas antigas, trazer perspectivas de alegria e tornar o ambiente mais aconchegante.

Por Daniel Palazzi – SECOM – Prefeitura de Congonhas