Outubro Rosa: unidades de saúde e Clínica da Mulher oferecem atendimento para prevenção do câncer de mama

Em Congonhas, a saúde da mulher recebe atenção especial nas unidades básicas de saúde e na Clínica da Mulher, com atendimento especializado. E, neste mês, o cuidado está redobrado: todos estão engajados no Outubro Rosa, campanha que reforça a importância da realização de mamografia para combater o câncer de mama. De janeiro a setembro de 2019, aproximadamente mil mulheres já realizaram o exame em Congonhas.

As equipes de saúde estão promovendo ações para mobilizar e orientar as mulheres sobre a doença e suas formas de combate. Além disso, as unidades estão com uma decoração especial para a campanha.

O atendimento em Congonhas segue as orientações do Ministério da Saúde. Assim, mulheres entre 50 e 69 anos podem solicitar a mamografia nas unidades básicas de saúde e na Clínica da Mulher. O pedido é encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde para avaliação e, depois, o exame é agendado em uma instituição conveniada. Fora dessa faixa etária, o procedimento é solicitado somente quando há alguma alteração percebida durante o acompanhamento médico ou quando a paciente tem parentes de primeiro grau que têm ou tiveram a doença.

Quando o resultado do exame fica pronto, ele é etiquetado de acordo com a possibilidade de risco, sendo azul, amarela, laranja e vermelha. A cor azul significa que o resultado está normal. Neste caso, a própria paciente pega o exame e leva para o profissional da UBS. As demais cores representam alguma alteração. Nesses casos, o exame é entregue pela instituição conveniada na Clínica da Mulher, que entra em contato com a paciente, já agendando a consulta com o mastologista.

Moradora da Basílica, Rosane Vasconcelos, de 39 anos, recebe acompanhamento especializado na Clínica da Mulher há anos. Além de ser atendida na unidade básica de saúde do bairro, todo ano ela realiza os exames de rotina. A operadora de eletrocardiograma deixa um recado às mulheres: “Eu faço todos os exames necessários. Temos que prevenir, sempre vir ao médico. Se der o nódulo, tem que correr atrás e olhar. Não pode deixar para depois porque, às vezes, o que não pode ser nada, pode se tornar algo pior. Tem que prevenir sempre”.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Normalmente, a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo fundamental a realização do exame de mamografia.