DESTAQUE EM CONGONHAS

Parceria permite melhoramento genético de rebanhos bovinos em Congonhas

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 29 de julho de 2022

A prefeitura de Congonhas assinou convênio com Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER) para adesão ao Programa Mais Pecuária Brasil que tem por objetivo o melhoramento genético de rebanhos bovinos por meio de acordo de cooperação técnica que permitirá o uso do sistema de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) no município. O processo de inseminação é realizado por um técnico da CONAFER, permitindo aos pequenos e médios produtores o acesso direto a tecnologia genética e aumento da produção do rebanho de corte e de leite com custo zero para o município e para o produtor.

O convênio tem duração de 12 meses e pode ser renovado anualmente por até 4 anos. O acordo prevê que poderão ser realizadas, no mínimo, 600 inseminações anuais nas propriedades de agropecuaristas devidamente cadastrados.

De acordo o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Marcelo Moreno, o emprego das técnicas de melhoramento genético permitirá a melhora dos índices de produtividade, elevará a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor, criando perspectiva de futuro para o agronegócio municipal. “Esse programa é desafiador para município e essa parceria com o CONAFER contribuirá para maximizar a produção com probabilidade de melhores resultados em pequenas áreas rurais em um curto espaço de tempo; cerca de quatro anos”, destacou.

Segundo Wagner Martins, do setor de Desenvolvimento Rural e Agricultura da Prefeitura, a tecnologia utilizada pela empresa Alta Genetics, líder mundial na tecnologia de inseminação artificial proporciona o aumento de produção de arrobas por hectare, melhora a fertilidade, aumenta a eficiência alimentar e a resistência a doenças e o programa já começa a chegar aos produtores nos próximos meses. “Teremos capacidade de realizar até 100 inseminações por mês a partir da segunda quinzena de setembro deste ano”, ressalta.

O Diretor de Desenvolvimento Rural, João Paulo Monteiro, comemorou a assinatura deste convênio. “Esta é uma grande conquista para os produtores familiares e pequenos produtores rurais do nosso município trazendo grande relevância socioeconômica e ambiental para as famílias do campo e beneficiando gratuitamente a todos produtores de Congonhas que se interessarem pelo programa”, finalizou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural vai acompanhar a execução das etapas e os pequenos e médios produtores interessados em participar do programa poderão se cadastrar diretamente na Diretoria de Agricultura que fica na Avenida Getúlio Vargas, 69 (Fundos) – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3731-3789 e 3731-3302.

 

Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação Prefeitura de Congonhas