Participantes do CRI visitam exposição “Aleijadinho Virtual” no Museu de Congonhas
1 de abril de 2024A exposição Aleijadinho Virtual que está aberta ao público no Museu de Congonhas já reuniu diversas pessoas para conhecer um pouco da arte deste Mestre Barroco, Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho. Segundo Francisco Almendra, diretor do projeto criado pelo Studio KWO XR, “a ideia é interagir, trocar experiências e relatos da história com o primeiro grande artista brasileiro”, explica.
Na experiência, o visitante usa óculos de realidade virtual, passa por três estações e pode interagir com o maior artista do barroco mineiro e suas obras enquanto o mestre guia o ofício. A experiência tem 15 minutos de duração. Além disso, há uma exposição de realidade aumentada que mostra os trabalhos de Aleijadinho em 3D. Usando a câmera do próprio celular, o visitante pode ver as obras como hologramas em alta definição no próprio espaço físico da exposição. Estão presentes obras como o Cristo carregando a cruz e o altar da igreja de São Francisco, em Ouro Preto, além dos 12 profetas.
Nesta semana foi a vez dos participantes do Centro de Referência ao Idoso da Prefeitura de Congonhas vivenciar esta emoção e poder sentir de perto esta realidade única.
A exposição Aleijadinho Virtual é fixa no Museu de Congonhas e está aberta a todas as pessoas acima de 12 anos. O funcionamento acontece de terça-feira a domingo, de 10h às 16h, exceto nas quartas-feiras que funciona de 13h às 19h.
O Museu de Congonhas fica localizado na alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Basílica.
Não perca esta oportunidade!
Por Lilian Gonçalves / Fotos: Daniel Silva