Pichação é removida da Capela do Horto. Conjunto arquitetônico será revitalizado.

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 5 de maio de 2022

Foi removida na tarde desta quarta-feira (04) a pichação realizada na Capela do Horto que integra o conjunto do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. A ação contra o Patrimônio aconteceu no dia 29 de abril.

De acordo com o Diretor de Patrimônio Histórico da Prefeitura, Leonardo José da Silva, técnicos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) analisaram as pichações que foram feitas em quatro pontos das paredes externas da capela e em uma pedra do sítio histórico e detectaram que as inscrições foram feitas com carvão, o que facilitou a remoção das inscrições sem danos ao conjunto barroco. “Com a anuência do IPHAN fizemos a limpeza com uma bucha vegetal e água e felizmente as inscrições foram removidas facilmente”, comentou Leonardo.

Após o ocorrido, a Prefeitura realizou boletim de ocorrência e, segundo a Diretoria de Patrimônio, o autor foi identificado e as investigações seguem sob sigilo judicial.

A Guarda Municipal que possui um posto de vigilância 24h no Santuário, intensificou o número de rondas diurnas e noturnas em todo perímetro patrimonial a fim de coibir atos como o que ocorreu, segundo informou o comandante José Geraldo Gomes.

REVITALIZAÇÃO DAS CAPELAS

A Diretoria de Patrimônio Histórico informa que já está em fase de licitação a contratação de uma empresa especializada para realizar a revitalização das seis capelas do conjunto arquitetônico.

Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas