DESTAQUE EM CONGONHAS

Prefeito Zelinho destaca importância do Rotary durante visita de Governador do Distrito

1 de outubro de 2018

O Governador do Distrito 4580 do Rotary Clube, Duarte César Silveira Fernandes, realiza visita oficial a Congonhas nesta segunda-feira, 1º de outubro. Após passar pela sede da instituição em Congonhas, pelo Hospital Bom Jesus e pela Rádio Congonhas, ele esteve com o prefeito Zelinho na Prefeitura, acompanhado do presidente do Rotary Club de Congonhas, Marcelo Armando, do diretor administrativo, Moacir Rezende, do diretor da Comissão de Imagem Pública, Flávio César de Almeida, e do diretor de Imagem Pública do Rotaract Club de Congonhas, Pedro Lacerda. Este Distrito reúne 40 cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes mineiros e irá se juntar, em 2019, a outras do Estado, como a da Grande Belo Horizonte.

O Rotary Club congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética, ajudando a estabelecer  a  paz  e  a  boa   vontade  no  mundo,  prestando serviços   voluntários não remunerados   em  favor  da   sociedade   como  um  todo ou  beneficiando  em casos específicos    pessoas  necessitadas ou  entidades  que   atuam também   em  favor de desamparados.

O Governador do Distrito tem a missão de representar o presidente do Rotary Internacional, divulgando as instruções para que sejam aplicadas nos diferentes clubes, como o Rotaracts, Interacts e Casas da Amizade, que compõem a família Rotary, verificar se o clube está bem administrado, atingindo suas metas e para auxiliá-lo no que for necessário.

Segundo Duarte, as diretrizes mundiais do Rotary para o período de um ano, entre os meses de julho de 2018 e 2018, são: “que os clubes busquem novos associados, que entre estes estejam jovens, para que haja renovação, e mulheres, já que com estas o clube apresenta um desenvolvimento maior do que quando elas não participavam; a flexibilização do trabalho, seguindo as premissas do mundo moderno, que é mais veloz e possui novas demandas em relação há 50 anos, já que esta modernização, como em qualquer instituição, é necessária nestes clubes prestadores de serviço à sociedade; dar prioridade às áreas de saúde materno-infantil e saúde de forma geral, alfabetização, meio ambiente e assistência social; fazer com que o clube se faça perceber pela comunidade graças a uma sinergia com diversos setores governamentais e da sociedade civil. Clubes de serviços como Rotary, Layons e Maçonaria existem para prestar serviço à comunidade”.

Sobre o Clube de Congonhas afirma: “ele é eficiente, atua junto ao poder público, está presente na comunidade e esta o reconhece, tornando-o ainda mais forte”.

Marcelo Armando, presidente do Roraty Club de Congonhas, considera a parceria com o Governador muito interessante e afirma que este está sempre atuando em consonância com os clubes do distrito. Ele afirma que a instituição busca sempre estar próxima da comunidade. “Durante o Desfile Cívico de 7 de Setembro, apresentamos nossa instituição para a cidade. Durante todo o ano, buscamos apresentar soluções para problemas reais. Hoje (segunda-feira) visitamos com o Governador o Hospital Bom Jesus, que é parceiro nosso. Tentamos atender necessidades daquela instituição hospitalar. Desenvolvemos um projeto de subsidio global da ordem de US$ 30 mil para atendê-lo em uma necessidade que há lá. Enfim, buscamos é a satisfação da cidade com o trabalho em benefício de nossa cidade que realizamos há mais de 30 ano”.

O prefeito Zelinho ressalta a importância do trabalho do Rotary Club em Congonhas. “Ele nos ajuda muito principalmente na área da Saúde. Este compromisso deles de adquirirem um aparelho para auxiliar nas cirurgias no Hospital Bom Jesus é um bom exemplo disso. O Rotary colabora na vacinação da paralisia infantil no Mundo todo. A Prefeitura busca sempre a parceria de instituições voluntárias como esta”.