Prefeitura de Congonhas estreia novo canal no Youtube

Nossa gente, nossa história e nossa cidade serão retratadas no mais novo veículo de comunicação da Prefeitura, o Canal Congonhas. O primeiro programa vai ao ar no dia 17 de dezembro, aniversário da cidade, as 8h. Semanalmente serão exibidos programas sobre os mais diversos assuntos de interesse local, nacional e internacional.

Toda terça-feira, um programa  inédito será disponibilizado no www.youtube.com/CanalCongonhas.

Lá, o usuário encontrará curiosidades sobre a Cidade dos Profetas e informações sobre temas variados, como patrimônio histórico, fé e devoção, cultura e serviços públicos. Para receber todas as novidades, basta se inscrever.

A identidade visual do Canal conversa com o manual das marcas da cidade e com o do Museu de Congonhas, idealizados e desenvolvidos pelo designer espanhol Luis Sardá. São utilizadas a caligrafia de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e tons quentes, que remetem às cores da paisagem e do cotidiano congonhense.

“O Canal dará destaque ao Jubileu de Congonhas, o que é muito importante, porque a origem da cidade está ligada diretamente a esta festividade religiosa. Congonhas e Aparecida-SP eram as cidades ligadas a uma devoção mais visitadas na região Sudeste há 50 anos. A Rádio Congonhas, fundada há mais de 60 anos, e a Rádio Aparecida, um pouco antes, foram fundadas para divulgar estas devoções. Depois disso, a comunicação da Basílica de Nossa Senhora Aparecida ganhou a TV Aparecida, que se transformou em uma rede, do lado surgiu a Canção Nova, e Congonhas parou na rádio. É isso que queremos resgatar com a TV via internet, que chega a qualquer parte do mundo. Divulgar a cidade por meio da TV convencional que alcança o Estado e o País todo é muito caro. Queremos divulgar nossa cultura, arte, tradições e festas, como o Natal Luz, que atrai turistas de várias partes e que está cada vez mais bonito a cada ano. Depois vem o Carnaval, a Semana Santa de Congonhas, que é uma das mais belas do Brasil, o Festival da Quitanda, e por aí seguiremos. Também mostraremos outras atrações turísticas da cidade e todas as ações do nosso Governo, em áreas como obras, saúde, educação, esporte e lazer, patrimônio histórico, desenvolvimento econômico, meio ambiente, entre outras”, afirmou o prefeito Zelinho, durante coletiva de imprensa sobre o lançamento do Canal Congonhas, realizada nessa quarta-feira, 12 de Dezembro, no Museu de Congonhas.

Papoula Bicalho, que assina a direção de cena dos primeiros programas, conheceu a Cidade dos Profetas como turista e também dirigindo o show “Paixão e Fé”, da Rede Minas, e o filme “Difícil é não brincar”, do Programa Educativo Todas as Letras do Museu de Congonhas. Moradora de Belo Horizonte, ela afirma: “Não tinha um conhecimento tão forte sobre Congonhas e sobre o que a Prefeitura faz, o que eu acabei tendo por conta do Canal. Em princípio, você pensa que um canal da Prefeitura é para falar bem, mas, na verdade, o que vi, tanto na área de saúde quanto nas áreas de educação e esporte, é o que é disponibilizado para a comunidade. Fiquei muito bem impressionada porque são vários serviços que estão ao alcance das pessoas”.

Para ela, a vantagem de a Prefeitura ter um canal no Youtube é a facilidade do acesso e do alcance. “Hoje em dia, quase todo mundo tem celular ou alguém da família tem. De qualquer lugar, em qualquer momento do dia, a pessoa pode acessar essas informações do Canal, e assistir aos vídeos que não assistiu na semana anterior”, observa, destacando que os vídeos, feitos por e para congonhenses, são também de interesse nacional e internacional.