DESTAQUE EM CONGONHAS

Prefeitura de Congonhas realiza a II Semana da Consciência Negra

21 de novembro de 2022

Luta, resistência, preservação das memórias e da diversidade cultural dos povos negros. Neste sentido, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas), Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Eventos (Seculte) e Diretoria de Mobilização, realizou desde a última quinta-feira (17) a II Semana da Consciência Negra, com o tema “Ubuntu: eu sou porque nós somos”.

A abertura da Semana da Consciência Negra foi realizada na última quinta-feira (17), na Praça da Estação e contou com intervenção teatral do Garoto Cidadão – Fundação CSN, exposição de fotos de Davidson Reis sobre a “(Não) representatividade Negra e um desfile com mais de 20 mulheres que encantaram o público presente.

Para o Prefeito Municipal de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, “o Brasil é um grande e colorido mosaico de gente. Cada povo tem suas cores, tradições e hábitos que se misturam e desde o início da história do nosso país, os povos negros são colaboradores dessa diversidade. Comemorar, por meio da Semana da Consciência Negra, é mostrar para todos a importância desta vasta e rica cultura milenar”, afirma.

Apresentações, oficinas, dança e palestra, em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), proporcionaram aos estudantes na quinta-feira (17) e sexta-feira (18) uma reflexão acerca do tema, importância do respeito ao negro (a), sua representatividade na sociedade, sua história e cultura.

No sábado (19), na Romaria, foi realizada a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com apresentação do Hino Africano, intervenção teatral e reunião dos eixos temáticos para discussões. A Secretária do Sedas, Libertad Lamarque, falou sobre a origem e como a Conferência é importante para reflexão do tema “o racismo, preconceito e a discriminação de homens, mulheres e jovens negros ainda persiste na nossa sociedade. É preciso nos conscientizarmos e libertarmos da prisão do pensamento e ter compaixão, amando o próximo independentemente de qualquer coisa, inclusive, de sua cor”, relata.

Durante as noites do final de semana, a Praça da Estação de Congonhas, foi palco de shows de samba e pagode, levando diversão e alegria ao público presente. No sábado os shows “Junto e Misturado, Goducho e BeiSamba” contagiaram a todos e fechando a II Semana da Consciência Negra de Congonhas, no domingo (20), Dia da Consciência Negra, a programação iniciou com Apresentação Marujada, Roda das Pretas e Roda de Capoeira, finalizando o dia com o Show Cadência do Samba.

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Fotos: Raphael Dias e Izabella Vasconcelos