Prefeitura de Congonhas realiza o 3º Encontro Municipal de Adolescentes pela Igualdade Racial

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 24 de novembro de 2023

A Prefeitura de Congonhas realizou o 3º Encontro Municipal de Adolescentes pela Igualdade Racial. O evento foi organizado pelos professores do Grupo de Referência da Igualdade Étnico-racial em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Nos encontros anteriores, os alunos tiveram a oportunidade de discutir sobre a questão racial nos dias atuais. Neste terceiro momento foram apresentadas propostas de cada escola contra toda forma de racismo ou preconceito, em busca de uma sociedade mais justa para todos. Além disso, os alunos puderam aprender como funciona uma sessão legislativa e qual a importância da participação popular nas discussões.

De acordo com o secretário de educação, Rodrigo Mendes, foi um momento em que “alunos e professores discutiram quais são os problemas que afligem suas escolas ou comunidades e elaboraram propostas para serem apresentadas e votadas pelos demais estudantes”.
Os estudantes eleitos como representantes de suas escolas (vereadores) apresentaram as propostas e suas justificativas, sendo as mesmas votadas, em seguida, pelos demais “vereadores”.

Na oportunidade, o servidor da Câmara Municipal e historiador, André Candreva, explicou a todos a diferença entre os poderes legislativo e executivo e falou sobre a importância da participação da população na implementação de uma verdadeira democracia, onde todos possam se sentir representados.

Por Letícia Tomaino / Fotos: Terezinha Cândida