DESTAQUE EM CONGONHAS

Prefeitura viabiliza término das obras do Asilo São Vicente de Paulo, no Rosário.

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 24 de maio de 2024

VOCÊ SABIA? Em breve, Congonhas contará com um espaço destinado ao acolhimento, à atenção e ao cuidado do idoso. As obras de reforma, adequação e finalização da Casa de Longa Permanência da Sociedade São Vicente de Paulo, no bairro Rosário, aguardadas há anos pela população, foram viabilizadas após a assinatura de um termo de compromisso firmado entre a Prefeitura de Congonhas, os vicentinos e o Ministério Público. A maior parte dos recursos para obra vieram de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo MP e uma empresa mineradora em 2021.

Quando as obras estiverem concluídas o local se tornará o Centro de Convivência do Idoso. Nele vai funcionar a Casa de Longa Permanência de Idosos (ILPI) com capacidade para acolher mais de 30 idosos e o Centro de Referência do Idoso (CRI), que passou a funcionar no mesmo local em abril deste ano e vai favorecer a integração social entre os hospedados com a sociedade.

O Centro de Convivência do Idoso tem uma área construída de mais de 1800m² e conta com piscina aquecida e uma área específica para momentos de confraternização coletivas. A Casa abrigará preferencialmente idosos de Congonhas que hoje estão acolhidos em instituições de cidades como Ouro Branco, Cláudio e Entre Rios de Minas.

Além das obras do asilo, a Prefeitura entregou uma van adaptada 0km para favorecer os trabalhos desenvolvidos no Centro de Referência do Idoso (CRI), adquirida por meio de emenda impositiva e criou em 2023 o Auxílio ao Aposentado-Pensionista, destinado aos ex-servidores municipais cujos proventos totais não ultrapassem a remuneração bruta de R$4,5 mil. O benefício está sendo pago para 342 pessoas. O total representa quase a metade dos aposentados e pensionistas municipais.

Foto/Texto: Reinaldo Silva