DESTAQUE EM CONGONHAS

Prefeitura viabiliza término das obras do Asilo São Vicente de Paulo, no Rosário.

24 de maio de 2024

VOCÊ SABIA? Em breve, Congonhas contará com um espaço destinado ao acolhimento, à atenção e ao cuidado do idoso. As obras de reforma, adequação e finalização da Casa de Longa Permanência da Sociedade São Vicente de Paulo, no bairro Rosário, aguardadas há anos pela população, foram viabilizadas após a assinatura de um termo de compromisso firmado entre a Prefeitura de Congonhas, os vicentinos e o Ministério Público. A maior parte dos recursos para obra vieram de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo MP e uma empresa mineradora em 2021.

Quando as obras estiverem concluídas o local se tornará o Centro de Convivência do Idoso. Nele vai funcionar a Casa de Longa Permanência de Idosos (ILPI) com capacidade para acolher mais de 30 idosos e o Centro de Referência do Idoso (CRI), que passou a funcionar no mesmo local em abril deste ano e vai favorecer a integração social entre os hospedados com a sociedade.

O Centro de Convivência do Idoso tem uma área construída de mais de 1800m² e conta com piscina aquecida e uma área específica para momentos de confraternização coletivas. A Casa abrigará preferencialmente idosos de Congonhas que hoje estão acolhidos em instituições de cidades como Ouro Branco, Cláudio e Entre Rios de Minas.

Além das obras do asilo, a Prefeitura entregou uma van adaptada 0km para favorecer os trabalhos desenvolvidos no Centro de Referência do Idoso (CRI), adquirida por meio de emenda impositiva e criou em 2023 o Auxílio ao Aposentado-Pensionista, destinado aos ex-servidores municipais cujos proventos totais não ultrapassem a remuneração bruta de R$4,5 mil. O benefício está sendo pago para 342 pessoas. O total representa quase a metade dos aposentados e pensionistas municipais.

Foto/Texto: Reinaldo Silva