Projeto congonhense oferece transporte gratuito para quem quer doar sangue

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 25 de abril de 2022

Doar sangue é um ato de amor, solidariedade e compaixão com o próximo. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas, por isso é muito importante que as pessoas se conscientizem da importância deste gesto capaz de oferecer esperança aos que precisam de apoio..

Com o intuito de contribuir com o estoque de sangue dos hospitais da região e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto tão nobre, a enfermeira Jane de Paula, continua mobilizando voluntários para a doação de sangue todos os finais de semana.

Através do Projeto Sangue Nosso Mais Vida que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, é disponibilizado todo sábado, pela manhã, transporte gratuito de ida e volta para os doadores de Congonhas até os bancos de sangue de Belo Horizonte.

A saída acontece sempre da UPA às 6h30 da manhã e o retorno acontece por volta de 12h30. Interessados podem ligar para a organizadora no telefone: (31) 9785-5705 ou 97140-8474. Para poder participar é importante que as pessoas entrem em contato e façam o agendamento prévio.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO:

• Ter entre 16 e 59 anos de idade (Aos menores de idade é obrigatório preenchimento de documento de autorização pelos pais ou responsáveis legais mais cópia do documento dos responsáveis legais).
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde e alimentado;
  • É preciso apresentar um documento de identificação oficial (RG, CNH, ou carteira de trabalho) com foto.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Quem teve Covid-19 na forma leve, precisa esperar 30 dias após a cura para doar sangue. Quem teve Covid-19 de forma grave precisa aguardar no mínimo seis meses e ter laudo médico liberando a doação. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar pelo menos 30 dias após o último contato para fazer a doação.

O candidato à doação de sangue que foi imunizado contra o coronavírus e não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar, após sete dias. Para aqueles que receberam a vacina da gripe, é preciso esperar um prazo mínimo de 48 horas para fazer a doação.

No site do Hemominas é possível conhecer todas as condições e restrições para doação de sangue através do link: http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes

Por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Arte: Gustavo Porfirio