DESTAQUE EM CONGONHAS

Quitandeiras promovem Festival da Quitanda no Mercado Central, em BH

Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 9 de maio de 2022

A manhã de sábado (7/5) foi marcada pela presença das quitandeiras de Congonhas, que invadiram o Mercado Central, em Belo Horizonte, para divulgar o tradicional Festival da Quitanda. Os frequentadores do mercado se deliciaram com a degustação das quitandas e conheceram um pouco mais sobre o evento que promete movimentar Congonhas entre os dias 13 e 15 de maio, na Romaria.

O presidente do Mercado Central, Ricardo Vasconcelos, afirmou que é sempre uma alegria muito grande receber as quitandeiras. “Para nós, é muito importante ter esse pedaço de Congonhas e região aqui, no centro da capital, estreitando os laços, fortalecendo as parcerias e promovendo esse patrimônio que são as melhores quitandas de Minas”, disse.

Depois de dois anos sem o festival em função da pandemia, as quitandeiras estão com ótimas expectativas. “Estamos aqui no Mercado Central de BH divulgando o nosso trabalho, as nossas receitas, sendo que o principal ingrediente de todas essas receitas é o amor. É também o momento de resgatarmos essa tradição e de valorizarmos a quitanda feita em casa”, conta a quitandeira Rosângela Rodrigues de Freitas.

Resgatar pratos em extinção também motiva as quitandeiras, como a Juraci Ferreira de Barros, que vai concorrer com a cavaca mineira, uma espécie de broinha de fubá de origem portuguesa, iguaria que nem sempre é fácil de encontrar. “Também buscamos resgatar a tradição da família e dos amigos reunidos para tomar aquele café gostoso, bater um papo”, conta Juraci.

 

 

As quitandeiras entregaram uma cesta de quitandas para o presidente do Mercado Central, Ricardo Vasconcelos.