Recomeçam as aulas presenciais do Projeto Arte na Escola de Congonhas

Por Secom - 1 de outubro de 2021

A Secretaria Municipal de Educação de Congonhas (SEMED) informa que o projeto Arte na Escola, desenvolvido pela Associação Congonhense de Artes (ACART), retomou suas atividades de forma presencial. As atividades ocorreram remotamente durante todo período recomendado para o isolamento social e, com o avanço da imunização e os índices de contaminação pelo novo coronavírus diminuindo, foi possível reavaliar o cenário para a retomada.

O “Arte na Escola” atende, principalmente, alunos da rede pública municipal de Congonhas. As oficinas propostas pelo projeto contribuem para o fortalecimento de vínculos escolares, engajamento e estreitamento da confiança entre as famílias dos alunos com o espaço escolar. O projeto também desperta o gosto pelas artes, oportuniza o desenvolvimento de habilidades técnicas, contribui para o desenvolvimento profissional, além de dar acesso a benefícios socioassistenciais, quando se tornarem necessários.

As inscrições ficam abertas durante o ano todo e basta que os interessados procurem a secretaria das escolas para se informar dos cursos oferecidos, de como proceder para realizar matrículas e frequentar as aulas.

Os cursos, que acontecem nas escolas de período integral ou em oficinas de entre turno, são para formação de alunos de base. Aqueles que se destacam recebem aulas mais específicas na sua área de conhecimento. Futuramente, e acompanhados por professores supervisores, podem se tornar monitores, sendo viabilizada pelo projeto a geração de emprego e renda para estes alunos.

Atualmente o projeto Arte na Escola conta com os cursos de dança, Jiu-jitsu, artes plásticas, artesanato, música, regência, teatro, monitoria, intervenção urbana e design gráfico. Os cursos de música são divididos nas seguintes áreas:

Orquestra Jovem da Secretaria Municipal de Educação – formada por professores e alunos que estudam violino, violoncelo, violas, contrabaixo, percussão, metais, palhetas e sopros;

Orquestra Infantojuvenil da Secretaria Municipal de Educação – formada por alunos que estudam instrumentos de cordas;

Grupo de Câmara, com repertorio bastante seleto – formado por professores e alunos que estudam violino, viola, violoncelo, clarinete e flauta transversal;

Banda Marcial – formada por alunos professores e sociedade civil, com repertorio voltado a marchas festivas;

Fanfarra – grupo formado por percussão e sopros;

Banda Infantojuvenil – formada por alunos que passaram pela formação de base e, atualmente, integram a banda como contrapartida às aulas avançadas de seus instrumentos.

A Associação Congonhense de Artes (ACART) fica na Avenida Júlia Kubitschek, 129, 2º Andar, no Centro de Congonhas.

Por Daniel Palazzi – SECOM – Prefeitura de Congonahs

Foto: Acervo Acart