Última etapa da CIMTB 2023 foi realizado, neste final de semana, no Parque da Cachoeira.
Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 25 de setembro de 2023Fim de semana de disputas acirradas e emoção em várias categorias. Foi realizado no Parque da Cachoeira, em Congonhas, a final da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB) 2023.
O evento foi aberto na última sexta-feira (22) com as largadas das cinco categorias do Short Track (XCC). Na Geral Feminina a campeã de 2023 já definida – a colombiana Florencia Monsalvez Rojo – coube a Hani Rodrigues ficar no lugar mais alto do pódio do dia, ao concluir a corrida em 17min01seg763 (9 voltas). O resultado garantiu a Hani o vice-campeonato da disputa, com 91 pontos somados, contra 100 de Florencia. Na Elétrica Masculina, Juarez Campolina Machado confirmou o título, após ter vencido as quatro etapas de 2023 no XCC.
A terceira bateria do dia, da Máster Masculina, Diego Ortiz teve que fazer uma corrida de recuperação após ter um problema na largada, para confirmar a vitória e o título da temporada. Na Cadete Masculina, Gustavo Vilela – com 138 pontos somados ao final do dia – confirmou sua ótima fase vencendo mais uma etapa do Short Track e a última bateria do dia foi a dos mais jovens da competição no Short Track, a Teen Masculina. Após disputa emocionante, Gustavo Nogueira confirmou a vitória e garantiu o título.
Já no sábado foram disputadas as baterias da E-Bike no Cross Country Olímpico (XCO), que coroaram Rubinho Valeriano, Stefanye Lindolfo e Juarez Campolina como campeões de 2023. Na sequência, foi a vez de serem realizadas mais três categorias no XCO, duas delas com os campeões da temporada definidos: Isabella Lacerda, na Super Elite Feminina, e Henrique Bravo, na Júnior Masculina. Já a Super Elite Masculina teve a vitória de Ulan Galinski.
Durante as provas das Super Elites, também foi realizada a disputa da Júnior Masculina. A etapa teve outra vitória no ano do ciclista Henrique Bravo, que confirmou o título de 2023 da categoria.
No domingo, nas duas categorias mais importantes e esperadas do dia, as das Super Elites Masculina e Feminina, as vitórias foram de Ulan Galinski e Karen Olimpio. Com o triunfo, Ulan garantiu seu bicampeonato geral da competição – campeão de 2020 e 2023 – enquanto seu companheiro de equipe, Cainã Oliveira, ficou com o título do XCC. Já entre as mulheres, Isabella Lacerda confirmou a dobradinha de 2023, vencendo no geral e também na competição de pista reduzida.
As crianças também participaram de acordo com a idade. Durante os intervalos das competições o público pode assistir aos shows de Rodrigo Nezio, Dedé Carvoeiro, Banda Retrô e Tutu Marambah.
A final da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike foi uma parceria da organização da CIMTB, Prefeitura de Congonhas, Seculte e Fumcult.
Por Lílian Gonçalves
Fotos: Terezinha Cândida