URSM promoveu ações que reforçam a valorização da vida no “Setembro Amarelo”
Por Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos - 2 de outubro de 2023Para lembrar que a saúde da nossa mente necessita de cuidados, a Unidade Regional de Saúde Mental promoveu na última semana de setembro ações de conscientização para refletir sobre um tema complexo, mas urgente: o suicídio.
Com faixas e cartazes nas mãos, usuários e funcionários do setor de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas realizaram uma caminhada pelas ruas da região central para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da valorização da vida.
O coordenador de Saúde Mental de Congonhas, Leonardo Rocha ressaltou a importância da realização deste ato público. “Um movimento como esse é importante para que possamos mobilizar a sociedade que existem serviços oferecidos dentro da Secretaria de Saúde que estão dispostos a ouvir e a prestar a ajuda necessária para aquelas pessoas que estão angustiadas e tristes, para que evitem o pior, que é a tentativa do autoextermínio. Então, mais do que focar nesse assunto que é tema do Setembro Amarelo, nós optamos por levar adiante a mensagem da valorização da vida”, comentou.
A Semana de Valorização da vida contou, ainda, com uma partida de futsal integrativa entre os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Congonhas e de Igarapé, que aconteceu no ginásio poliesportivo da Praia. Na praça JK, em frente à Prefeitura foi montada uma tenda que ofereceu orientações sobre os serviços de saúde mental disponíveis na rede pública de Congonhas.
Quem passou pela praça também teve a oportunidade de conferir os trabalhos da Oficina de Culinária do Centro de Convivência e Cultura (CECO) e assistir apresentações culturais e uma palestra que reforçaram a importância dos cuidados com a saúde da mente e o valor incalculável da vida.
Por Reinaldo Silva / Fotos: Henryco Alves, Leonardo Rocha e Reinaldo Silva